http://translate.google.com.br/translate_t#
QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Site da Fundação Freedom Writers:
http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm
1. No inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?
Resposta: Agressão física.
2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?
Resposta: Por serem de etnias diferentes,ninguém respeitava ninguém.
3. Os alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê?
Resposta: Não. Cada um tinha sua gangue.
4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?
Resposta: As pessoas andavam de acordo com sua própria etnia . Cada grupo por si.
5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos? Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Sim. Até nos dias de hoje ainda há muitos preconceitos.
6. Assinale a alternativa correta:
a) Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...
( ) negros ( ) índios
( x ) judeus ( ) cristãos
b) A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...
( ) ensinasse bem os itens gramaticais do inglês
( x ) tentasse de algum modo transformar a vida deles.
7. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?
Resposta: Ela achava que não adiantaria de nada, que eles morreriam em vão.
8. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?
Resposta: Não. Pois ela não acreditava na capacidade dos alunos. Eu emprestaria os livros pois todos merecem uma oportunidade.
9. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Não. Para eles a vida dos alunos não os interessava.
10. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?
Resposta: As vantagens são fazer com que eles aceitem as diferenças.
11. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o “jogo da linha” com seus alunos?
Resposta: Fazer com que eles vejam que eles tem muita coisa em comum.
12. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?
Resposta: Ela arranjou dois empregos para poder comprar os livros.
13. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais sobre a vida deles? Por quê?
Resposta: Sim. Por que eles abriram suas vidas, contaram tudo.
14. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?
Resposta: Sim. Ela podia tentar de alguma outra forma,sem precisar chegar a tanto.
15. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?
Resposta: Que nem tudo estava perdido ,e que não era da forma que eles estavam agindo que estava certo. Eles só iriam aumentar o preconceito.
16. Por que a maioria dos alunos do 3º ano era branca e havia poucos negros na sala de aula do professor?
Resposta: Porque só passava quem tinha boas notas e os negros não tinham oportunidades para estudar e os que conseguiam eram poucos.
17. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?
Resposta: Porque eles perceberam que não era só eles que sofriam; os outros também.
18. Por que a Professora Erin Gruwell indica a leitura do livro sobre Anne Frank para seus alunos?
Resposta: Porque tinha tudo a ver com a realidade deles.
19. Em sua opinião, o que falta nas escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?
Resposta: O que falta é mais interesses da parte dos alunos e de alguns professores também.
20. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme “Escritores da Liberdade”?
Resposta: Apesar das pessoas serem diferentes, elas sempre têm algo em comum com as outras.
Um comentário:
Nice job, ladies. I have a further question. What do you see that is similar in the attitude of the students and the attitude of Erin's husband?
Postar um comentário