domingo, 7 de novembro de 2010

Sobre a Viagem aos EUA - 20 de setembro a 08 de outubro de 2010




Após dois anos de intercâmbio virtual com Lovejoy School, quatro conferências sobre educação e tecnologia e um livro publicado, chegou a hora de um verdadeiro encontro presencial entre o pessoal daquela escola e eu. Deus estava lá para resolver este problema...

No início deste ano, a embaixada americana decidiu selecionar alguns profissionais brasileiros em Educação, a fim de promover um intercâmbio, através do qual esses profissionais pudessem ver como os EUA têm trabalhado com seu sistema educacional; compartilhando, em seguida, essa experiência no Brasil, após o retorno. Então, fui escolhido pelo consulado americano no Rio de Janeiro para representar o estado da Bahia. É claro que usei o projeto Global Connections como a minha ferramenta para ser selecionado pelo consulado dos EUA no Rio!
A viagem foi maravilhosa, porque a delegação brasileira pôde ir para quatro Estados Americanos e a capital, Washington DC. Nesses lugares, pudemos visitar várias escolas, faculdades e organizações sem fins lucrativos. Pudemos também ter a oportunidade de ver o modo de vida americano, visitando e jantando com três famílias americanas. O momento mais especial ainda ocorreria, no entanto...

Durante a visita a Dallas, Texas, passei pelo momento mais lindo e emocionante da viagem: quando entrei no saguão do hotel em Dallas, vindo de Vermont, tive a surpresa de ver o pessoal da Lovejoy lá: Professora Cathy McDonald, Dr. Raelynn Parks e quatro estudantes de Lovejoy (Maya, Derrick, Kathryn e Domingos). O grupo exibia um banner com uma foto minha e com o logotipo do projeto; mouse pad, garrafa de água, e T-shirts também tinham a mesma impressão!!! Foi muito emocionante para mim ver aquilo. É claro que aquele momento foi mágico e inesquecível!

Agradeço a Deus por ter tido esta parceria com a Escola de Lovejoy, por ter uma amizade verdadeira e profissionalmente frutífera com a Sra. Cathy McDonald e por ser capaz de estabelecer um contato entre estudantes americanos e brasileiros!

Espero que Deus abençoe sempre a todos!