Translation:
http://translate.google.com.br/translate_t#
QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
by Denison Santos & Mateus Conceição (High School students)
Site da Fundação Freedom Writers:
http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm
1. No inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?
Resposta: Pessoas sendo espancadas.
2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?
Resposta: Por racismo e conflito entre gangs.
3. alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê?
Resposta: Não, porque eles eram de classes diferenciadas e tinham muito preconceito racial.
4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?
Resposta: Divisão racial.
5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos.
Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Não, porque todos nós somos iguais e todos na minha escola pensam assim.
6. Assinale a alternativa correta:
a) Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...
( ) negros ( ) índios
( x ) judeus ( ) cristãos
b) A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...
( ) ensinasse bem os itens gramaticais do inglês
( x ) tentasse de algum modo transformar a vida deles
7. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?
Resposta: Ele seria esquecido por sua gang e pela sociedade porque ele só valeria alguma coisa pra gang si estivesse vivo.
8. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?
Resposta: Não. Eu emprestaria os livros porque eles estavam ali para serem lidos e não para estarem guardados.
9. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Não. Porque os professores não queriam perder seu tempo porque sabiam que os alunos só queriam saber de brigar contra gangs.
10. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?
Resposta: A vantagem é que pessoas de várias etnias podem se conhecer e a desvantagem é que nem sempre as pessoas vão se entender: pode haver divisão e brigas.
11. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o “jogo da linha” com seus alunos?
Resposta: O objetivo era aproximar os alunos e que eles percebessem que não são tão diferentes como eles pensavam.
12. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?
Resposta: Ela comprou os livros e diários para que os alunos escrevessem ali a história de suas vidas.
13. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais sobre a vida deles? Por quê?
Resposta: Sim. Porque eles escreveram tudo que tinha acontecido em suas vidas desde criança.
14. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?
Resposta: Sim. Porque ele só precisa se empenhar para ensinar direito: a escola que deve fornecer o material.
15. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?
Resposta: Que estar numa gang não era ser um herói. Ser um herói é sobreviver ao que os que passaram pelo holocausto sobreviveram.
16. Por que a maioria dos alunos do 3º ano era branca e havia poucos negros na sala de aula do professor?
Resposta: Porque os alunos negros não tinham a possibilidade de chegar ao 3º ano, pois eles se envolviam com gangs e acabavam morrendo.
17. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?
Resposta: Porque refletiram entre si sobre as histórias das pessoas que sobreviveram ao Holocausto e viram que não valia a pena brigar, já que eles podiam fazer mais coisas juntos.
18. Por que a Professora Erin Gruwell indica a leitura do livro sobre Anne Frank para seus alunos?
Resposta: Porque ela lutou para sobreviver ao Holocausto.
19. Em sua opinião, o que falta nas escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?
Resposta: Melhor qualidade de ensino e a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes.
20. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme “Escritores da Liberdade”?
Resposta: Que todos somos iguais e que qualquer um, se esforçando, pode ter um futuro promissor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário