quarta-feira, 25 de março de 2009

Freedom Writers Questionnaire cristiane

http://translate.google.com.br/translate_t#

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE

Site da Fundação Freedom Writers:

http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm


1. No inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?

Resposta: Havia violência entre gangs, eles se achavam diferentes.

2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?

Resposta: Por serem de raças diferentes, ninguém se amava e nem se respeitava.

3. Os alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê?

Resposta: Não. Eles não eram unidos, porque eles se sentiam diferentes uns dos outros,e para piorar, eles faziam parte de Gangs, não sabendo eles que tinham tantas coisas em comum.

4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?

Resposta: Divisão racial e divisão entre Gangs.

5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos. Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?

Não. Porque todo mundo é igual e todos nós somos afro-descendentes.

6. Assinale a alternativa correta:

a) Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...

( ) negros ( ) índios
( x) judeus ( ) cristãos

b) A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...

( ) ensinasse bem os itens gramaticais do inglês
( x) tentasse de algum modo transformar a vida deles

7. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?

Resposta: Eles estariam perdendo sua vida em vão, porque perder sua vida por gang é inútil.

8. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?

Resposta: Eu não acho a atitude dela correta, porque todo mundo merece um voto de confiança,e se eu fosse a coordenadora, eu emprestaria os livros, pois eles iriam ajudar muito aos estudantes.
9. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?

Resposta: Não, porque a professora Erin era a única que creditava nos alunos, gostava deles mesmo ela sendo novata na escola.

10. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?

Resposta: Vantagem: todos tinham as mesmas oportunidades, e eles iriam aprender a conviver com as diferenças. E a desvantagen era o preconceito.

11. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o “jogo da linha” com seus alunos?

Resposta: O objetivo era ver que eles tinham muitas coisas em comum, por exemplo: amigos que morreram em gangs ,alguns deles já foram presos.

12. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?

Resposta: ELA teve que entrar em mais 2 empregos, para comprar os livros com o próprio dinheiro dela.

13. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais sobre a vida deles? Por quê?

Resposta: Sim, porque nesse diário eles contavam sobre a vida deles.

14. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?

Resposta: Não. Apesar de professor não ganhar muito dinheiro, mas é possível ganhar o básico. No caso dela, ela queria comprar livros para os alunos, então ela tinha que ganhar bem.



15. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?

Resposta: A lição que eles tiraram é que eles não foram os únicos que passaram por dificuldades e por momentos ruins na vida; no museu que eles visitaram, eles viram que aqueles judeus também passaram por dificuldades.

16. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?

Resposta: Porque eles se identificaram muito com as experiências daqueles judeus, uma vez que estes conseguiram ser vencedores na vida.

17. Em sua opinião, o que falta às escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?

Resposta: Mais investimento nas escolas; professores mas qualificados e alunos mais interessados.

20. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme “Escritores da Liberdade”?

Resposta: É que todo mundo merece um voto de confiança, e que a discriminação racial não leva a nada.

Um comentário:

cathyamcd disse...

Have you ever kept a diary of your own life like they were doing in the movie? Would you like to share about your life in your blog? It is much more public than a hand written diary.