http://translate.google.com.br/translate_t#
QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Site da Fundação Freedom Writers:
http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm
1. inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?
Resposta: Violência entre gangues rivais.
2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?
Resposta: Por causa das diferenças raciais e culturais entre eles.
3- Os alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê?
Resposta: Não.Porque cada um tinha o seu grupo, de acordo com a etnia e cultura.
4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?
Resposta: A divisão de grupos raciais e culturais diferentes.
5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos? Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Não.Porque apesar das diferenças, as pessoas se respeitam muito e convivem em sociedade.
. Assinale a alternativa correta:
a. Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...
( ) negros ( ) índios
( x ) judeus ( ) cristãos
b. A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...
( ) ensinasse bem os itens gramaticais do inglês
( x ) tentasse de algum modo transformar a vida deles
7. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?
Resposta: Eles seriam esquecidos.
8. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?
Resposta: Não. Se eu fosse coordenadora, eu emprestaria os livros mesmo que os alunos os estragasse,porque todos nós merecemos um voto de confiança e os livros estavam ali para serem usados pelos alunos.
9. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?
Resposta: Não.Porque ninguém acreditava que eles fossem capazes de mudar.
10. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?
Resposta: As vantagens eram que eles poderiam conviver com pessoas de etnias e culturas diferentes.
11. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o "jogo da linha" com seus alunos?
Resposta: Mostrar que eles tinham muitas coisas em comum.
12. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?
Resposta: Comprar livros com os assuntos que interressavam aos alunos com seu próprio dinheiro.
13. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais sobre a vida deles? Por quê?
Resposta: Sim. Porque eles contavam as suas histórias,que falavam sobre o seus problemas.
14. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?
Resposta: Sim.Porque, hoje em dia, as pessoas aprenderam a conviver com as diferenças das outras.
15. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?
Resposta: Eles aprenderam que eram capazes de lutar por algo que desejassem.
16. Por que a maioria dos alunos do 3º ano era branca e havia poucos negros na sala de aula do professor?
Resposta: Porque muitos deles abandonavam a escola ou eram mortos.
17. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?
Resposta: Porque eles viram que muitas pessoas inocentes morreram pelo preconceito de raça.
18. Por que a Professora Erin Gruwell indica a leitura do livro sobre Anne Frank para seus alunos?
Resposta: Para mostrar que eles podem ajudar uns aos outros, apesar das diferenças.
19. Em sua opinião, o que falta nas escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?
Resposta: Empenho dos alunos em estudar; empenho dos professores em ajudá-los,por que muitas vezes eles faltam,e os alunos também faltam aula, não há livros na escola.
20. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme "Escritores da Liberdade"?
Resposta: As pessoas tem que aprender a conviver com as diferenças umas das outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário