terça-feira, 24 de março de 2009

Alessandro & Sandes' questionnaire on Freedom Writers

http://translate.google.com.br/translate_t#

Alessandro & Sandes - High school students

Translation: http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Site da Fundação Freedom Writers:
http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm
1. No inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?

Resposta: Pessoas sendo mortas e presas e muitas delas eram inocentes…

2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?

Resposta: Por drogas e rivalidades das Gangues

3. Os alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê

Resposta: Não porque havia rivalidades entre eles pelo fato de eles serem grupos de étnicos.


4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?

Resposta: Os aluno se sentavam separados por causa da rivalidade entre eles.

5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos. Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?

Resposta: Não, porque eu não vejo racismo lá na escola.

6. Assinale a alternativa correta:

a)Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...

( ) negros ( ) índios
( x ) judeus ( ) cristãos

7. A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...

( ) ensinasse bem os itens gramaticais do inglês
( x ) tentasse de algum modo transformar a vida deles


8. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?

Resposta: Não ia acontecer nada porque eles apenas eram soldados e eles tinham que defender o seu grupo.

9. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?

Resposta: A atitude da coordenadora estava errada porque é dever da escola emprestar os livros aos alunos.

10. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?

Resposta: Não porque os professores só queriam saber dos alunos do 3º ano.

11. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?

Resposta: Naquela época os alunos não queriam saber de se conviver em conjunto.

12. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o “jogo da linha” com seus alunos?

Resposta: Ela queria fazer com que os alunos começassem a conviver entre si.

13. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?

Resposta: A professora comprou livros para os alunos.

14. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais sobre a vida deles? Por quê?

Resposta: Sim, porque só assim a professora iria saber o que eles sentiam.

15. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?

Resposta: Sim, porque só assim a professora conseguia o dinheiro para comprar os livros.


16. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?

Resposta: Que a guerra não leva ninguém a lugar nenhum.

17. Por que a maioria dos alunos do 3º ano era branca e havia poucos negros na sala de aula do professor?

Resposta: Porque muitos dos alunos negros não chegavam ao 3º ano por causa das gang e drogas.

18. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?

Resposta: Porque eles perceberam que eles tinham o mesmo problema de racismo, independente mente do local onde moravam.

19. Por que a Professora Erin Gruwell indica a leitura do livro sobre Anne Frank para seus alunos?

Resposta: Porque ela é uma dos sobreviventes que conseguiram escapar dos nazistas.

20. Em sua opinião, o que falta nas escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?

Resposta: Um ensino melhor para as escolas.

21. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme “Escritores da Liberdade”?

Resposta: Que a violência não leva a nada só gera mais violência.

Nenhum comentário: