quarta-feira, 25 de março de 2009

Freedom Writers Questionaire Susane 2009

http://translate.google.com.br/translate_t#


QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Site da Fundação Freedom Writers:
http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm
1. No inicio do filme, cenas de violência são exibidas. Que tipo de violência era essa?

Resposta: Agressão física .

2. Segundo a aluna Eva, as pessoas se matavam por que razão nos anos 90?

Resposta: Porque eles acham que não são iguais às outras pessoas.

3. Os alunos eram unidos e sentavam-se juntos sem nenhuma distinção? Sim ou Não? Por quê?

Resposta: Não, porque eles só sentavam junto com as pessoa de seu grupo étnico.

4. Segundo Eva, que era uma aluna que estava em liberdade condicional, a escola não era um espaço de liberdade e de integração. Para ela, que tipo de divisão havia dentro da escola?

Resposta: Os alunos se dividiam em gangues.

5. Na escola retratada no filme, percebe-se, inicialmente, muita tensão racial entre os alunos? Vocês percebem esse tipo de tensão em sua escola? Sim? Não? Por quê?

Resposta; Não, porque todos se dão super bem.

6. Assinale a alternativa correta:

a) Tito faz uma caricatura do colega, representando-o com lábios bastante grossos. Ele tinha intenção de debochar da aparência do colega. Desenhos semelhantes foram feitos pelos Nazistas tentando destruir a imagem dos ...

( ) negros ( ) índios
( x ) judeus ( ) cristãos


7. A professora Erin Gruwell tenta se aproximar dos seus alunos, mas, inicialmente, ela é rejeitada. Segundo Eva e seus colegas, a professora Erin seria uma boa profissional se...

( ) ensinale bem os itens gramaticais do inglês
( x ) tentasse de algum modo transformar a vida deles

8. A tensão racial era muito grande em Long Beach, Califórnia, nos anos 90. Cada grupo étnico achava que defendendo sua gang morreria como heróis. A professora Erin não concorda com tal visão. Segundo ela, o que aconteceria com um membro de gang que morresse em defesa de seu grupo?

Resposta: Ele iria morrer e ninguém lembraria deles.


9. A coordenadora do departamento da escola em que a Profª Erin trabalhava não emprestava os livros da biblioteca a seus alunos porque eles poderiam destruí-los. Em sua opinião, a atitude dela era correta? O que você faria se fosse coordenador e tivesse que emprestar os livros naquela escola? Por quê?

Resposta: Não, eu emprestaria porque todos tem direito e os livros foram dados para ser lidos.

10. Além da Profª Erin, havia mais algum professor interessado em entender os problemas dos alunos? Sim? Não? Por quê?

Resposta: Não, porque eles achavam que ninguém poderia mudá-los.


11. O Programa de Integração Voluntária, da Secretaria de Educação da Califórnia, visava integrar alunos de várias etnias em uma mesma escola. Quais são as vantagens ou desvantagens que você vê em programas como esses?

Resposta: O Programa de Integração Voluntária ajuda na convivência de pessoas de etnias diferentes, mas também o programa causa bastante transtorno, como o racismo.

12. Qual foi o objetivo da professora ao fazer o “jogo da linha” com seus alunos?

Resposta: Fazer os alunos perceberem que eles são diferentes e tem coisas em comum.

13. Como os livros da escola não eram emprestados, qual foi a solução encontrada pela professora para fazer seus alunos exercitarem a linguagem?

Resposta: Ela resolveu trabalhar em outro emprego para comprar livros.

14. A partir dos diários escritos pelos alunos, foi possível à professora saber mais
sobre a vida deles? Por quê?

Resposta: Sim, porque eles contaram sua história de vida.

15. Para comprar livros para os alunos, a professora Erin arranja 2 empregos: um como recepcionista e outro, em uma loja feminina. Em sua opinião, o professor pode exercer bem sua profissão sem precisar chegar a tanto? Por quê?

Resposta: Não, porque ele só quer a melhora de seus alunos.

16. Ao visitarem o museu sobre o Holocausto (Centro Simon Wiesenthal) e ao falar com sobreviventes do Holocausto, em sua opinião, quais foram as lições que os alunos da Profª Erin Gruwell podem ter tirado a partir dessas visitas?

Resposta: Eles aprenderam a ver as coisas com outros olhos.

17. Por que a maioria dos alunos do 3º ano era branca e havia poucos negros na sala de aula do professor?

Resposta: Porque os brancos se diziam mais inteligentes.

18. Por que após a visita ao museu, os alunos passaram a ser mais amigos e solidários entre si?

Resposta: Eles entenderam que são parecidos e se davam bem.

19. Por que a Professora Erin Gruwell indica a leitura do livro sobre Anne Frank para seus alunos?

Resposta: Ela acha que eles iriam se comover.

20. Em sua opinião, o que falta nas escolas públicas brasileiras para que elas sejam melhores?

Resposta: O interesse dos alunos em aprender e o interesse do professor em ensinar.

21. Em sua opinião, qual é a maior mensagem deixada pelo filme “Escritores da Liberdade”? Que
Resposta: As pessoas são capazes de conviver umas com as outras sem guerra.

Um comentário:

cathyamcd disse...

I agree that other teachers thought that no one can change the students that Erin taught. How do teachers at your school help you to become better people?